terça-feira, 23 de agosto de 2011

Pistilos de açafrão

Pistilos de açafrão by jcoarq
Pistilos de açafrão, a photo by jcoarq on Flickr.

Para esta postagem e para a receita que elaborei com os famosos "pistilos de açafrão", pesquisei muito para saber: como utilizá-los corretamente, em que pratos colocá-los, qual sua verdadeira nacionalidade e seus tipos. Apesar de toda pesquisa e de saber que várias pessoas podem fazer a mesma pesquisa e encontrar não só na internet, mas também em livros e afins, material sobre o açafrão, decidi escrever porque achei que minha experiência pode ser útil para outros colegas, que curtem cozinhar e descobrir novos temperos e sabores.
Ganhei estes pistilos de um querido amigo e garanto que foram caros, pois já tinha ouvido falar, que o açafrão é um condimento que, literalmente "vale ouro".
Acreditem, vale ouro mesmo! Os pistilos são retirados de lindas florzinhas roxas. Florzinhas essas, que liberam apenas uns três pistilos por flor. Dizem que os melhores açafrões são os iranianos (quem diz é meu cunhado João, entre outros amigos), mas estes meus, eram espanhois e como ainda não provei os tais pistilos iranianos, acredio que os espanhois são muito bons.
Nossa sorte é que são necessários poucos pistilos para conseguirmos a coloração (amarelada) desejada. Já no que se refere ao sabor, acho o açafrão com um sabor e aroma tão suaves que conforme o ingrediente que juntamos a ele, podemos anulá-lo, portanto acredito que sua combinação perfeita se dê com peixes e outros frutos do mar, além de aves e risotos. Não é a toa que os espanhois o utilizam em sua paella e um dos mais famosos risotos italianos seja o de açafrão.
Em todos os locais que pesquisei, fala-se de como deve ser pouca  a quantidade de pistilos por prato para não exagerarmos. Na receita de risoto utilizei seis unidades (para uma quantidade de arroz suficiente para quatro pessoas) e acredito que poderia ter mais um ou dois.

O acafrão em pistilos deve ser dissolvido em caldos mornos ou em vinho branco antes de o utilizarmos para que libere toda sua cor. Já o em pó, pode ser utilizado diretamente na receita, mas obviamente não deve ter o mesmo resultado.
Vale lembrar que temos um açafrão brasileiro derivado dá cúrcuma, uma raiz, que apesar de dar a mesma coloração amarelada aos pratos, não tem sabor nem aroma iguais ao verdadeiro açafrão.
Aguardo comentários de todos, inclusive de quem já utilizou o condimento! Seja ele iraniano, espanhol ou até mesmo o brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Se não possuir nenhum dos perfis indicados na janela abaixo, clique em "anônimo" e deixe seu recado!